COMUNICAÇÃO INTERNA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

  • Sheila Elisabete Regiane De Souza
  • Cleide Linhares de Freitas
  • Fabíola Aparecida Ferreira Martins
  • Rosemeire Santos Silvab
  • Antônia Silveira e Oliveira
Palavras-chave: comunicação interna, importância da comunicação, canais de comunicação, barreiras de comunicação

Resumo

O presente estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica de autores e leitura de artigos que tratam o tema em questão e trazem informações sobre a comunicação dentro das organizações. O artigo tem como objetivo desenvolver um estudo e conhecimentos relevantes dos processos da comunicação interna, a sua importância e o que a falta dela pode acarretar. O artigo em si visa analisar as informações sobre as dificuldades da transmissão de mensagens entre setores e colaboradores dentro da empresa, nas quais as mensagens mal transmitidas podem sofrer distorções e não chegar ao receptor como foi emitida a primeiro momento pelo emissor. Visa também analisar como é a implantação da comunicação interna dentro das organizações segundo autores apresentados no estudo, como a comunicação proporciona melhorias e qualidade nos resultados e nos processos proeminentes da empresa. Observa-se que quanto mais eficiente e transparente as informações dentro das empresas, mais fácil é o entendimento e com isso pode-se alcançar a satisfação notória dos funcionários e fidelizar os clientes. Portanto, a elaboração deste artigo surgiu da necessidade de entender a importância da implantação de uma comunicação eficiente, como a falta dela interfere no dia a dia de uma empresa e mostrar os objetivos necessários de mudanças para as empresas enfrentarem uma era tão exigente.

Publicado
2020-01-30