PROCESSO DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA AUTOMOBILÍSTICA

  • Felipe de Souza Rosa
  • Alisson de Souza Batista
Palavras-chave: processo, otimização, compra, indústria automobilística

Resumo

Devido ao avanço da globalização e, por conseguinte o aumento da concorrência, a difusão do conceito e da aplicação da Gestão de Processos nas organizações vem se expandindo de maneira considerável nos últimos anos. Uma vez que a atuação desse fenômeno é observada de maneira global, a necessidade por otimizar recursos e tempo se mostra como uma importante arma para concorrência e competitividade, podendo ser trabalhada através da Gestão de Processos. Sendo assim, o presente trabalho visa verificar as oportunidades existentes no que tange o processo de compra em uma organização da indústria automobilística e nesse contexto, traçar um paralelo da teoria com um caso prático já vivenciado. Através desta análise o presente trabalho avalia itens como o macroprocesso de desenvolvimento dos automóveis identificando o impacto causado pelo processo de compras em tempo rela, identificando, analisando as oportunidades do processo de compras da empresa pesquisada e a eventual necessidade de uma reformulação deste processo de compras de maneira paralela à otimização do tempo total gasto na realização do mesmo.

Publicado
2020-01-28