METODOLOGIA DE ENSINO EM COMPUTAÇÃO E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NA REGIÃO DO VALE DO AÇO/MG

  • Gustavo Thayllon França Silva
Palavras-chave: Educação, Tecnologia, Didática.

Resumo

Muito se discute acerca da metodologia de ensino e aprendizagem em computação escolar. Nesse sentido, este tema foi trabalhado para apontar alguns métodos e discutir como a metodologia de ensino e aprendizagem em computação está sendo utilizada na escola atualmente. O regime de pesquisa adotado foi a pesquisa bibliográfica com ênfase em pesquisa exploratória. Inicialmente, realizou-se o levantamento bibliográfico e documental. Posteriormente aplicou-se um questionário para conhecer os métodos de ensino em computação usado por um grupo de docentes de instituições do Vale do Aço, região metropolitana de Minas Gerais. Em continuidade, foram analisadas e cruzadas as informações para buscar um esclarecimento conclusivo sobre o processo metodológico de ensino e aprendizagem em computação na escola e suas vertentes. Considerando a metodologia de ensino e a aprendizagem em computação escolar é importante atentar para as diversas variáveis políticas que abrangem desde a concepção do plano de aula, até a mensuração da avaliação da aprendizagem como um processo pleno de metodologia de ensino, prática e aprendizagem.

Publicado
2018-09-14